TUDO SOBRE APARELHO AUDITIVO

23 de maio de 2018 by

TUDO SOBRE APARELHO AUDITIVO

QUANDO USAR O APARELHO AUDITIVO E PRINCIPAIS TIPOS
O aparelho auditivo, também chamado de prótese auditiva acústica, é um pequeno dispositivo que deve ser colocado diretamente no ouvido para ajudar a ampliar o volume dos sons, facilitando a audição de pessoas que tiveram perda desta função, de qualquer idade, sendo muito comum em idosos que perdem a capacidade auditiva por causa do envelhecimento.
Existem diversos tipos de aparelho, de uso interno ou externo à orelha, compostos por microfone, amplificador de som e auto-falante, o que aumenta o som para chegar ao ouvido. Para o seu uso, é necessário ir no otorrinolaringologista e fazer exames de audição, como Audiometria (Fonoaudiologia), para saber qual o grau de surdez, que pode ser leve ou profunda, e escolher o dispositivo mais adequado.
Além disso, existem vários modelos e marcas, , além de vários formatos e tamanhos, e possibilidade de usar em um ouvido ou nos dois.
PREÇO DO APARELHO AUDITIVO
O preço do aparelho auditivo dependendo do tipo e marca de dispositivo, podendo variar entre 2 mil e 12 mil reais.
No entanto, em alguns estados do Brasil, o paciente com dificuldade auditiva pode ter acesso a um aparelho auditivo gratuitamente, através do SUS, após indicação do médico.
QUANDO É NECESSÁRIO USAR
Os aparelhos auditivos são indicados pelo otorrinolaringologista para casos de surdez por desgaste do sistema auditivo, ou quando há alguma situação ou doença que provoca dificuldade para a chegada de som no ouvido interno, como:
• Sequelas de otite crônica;
• Alteração das estruturas do ouvido, por um traumatismo ou por uma doença, como a otosclerose;
• Danificação das células do ouvido por excesso de ruídos, por trabalho ou ouvir música muito alta;
• Presbiacusia, em que acontece degeneração das células do ouvido devido ao envelhecimento;
• Tumor no ouvido.
Quando há qualquer tipo de perda da audição, deve-se passar pela avaliação do otorrinolaringologista, que irá avaliar o tipo de surdez e confirmar se há necessidade de uso do aparelho auditivo ou se será necessário algum medicamento ou realização de alguma cirurgia para tratamento. Em seguida, o fonoaudiólogo será o profissional responsável por indicar o tipo de aparelho, além de adaptar e acompanhar o aparelho auditivo para o usuário
Além disso, no caso de uma surdez mais grave, do tipo neurossensorial, ou quando não há melhora da audição com o aparelho auditivo, pode ser necessário o implante coclear, um equipamento eletrônico que estimula diretamente o nervo auditivo através de pequenos eletrodos que levam os sinais elétricos ao cérebro que os interpreta como sons, substituindo totalmente o ouvido de pessoas que têm surdez grave.
TIPOS DE APARELHO E COMO FUNCIONAM
Existem diferentes tipos e modelos de aparelho auditivo, que devem ser orientados pelo médico e fonoaudiólogo. Os principais são:
1- Micro Canal (CIC)
Pessoas que tem o canal auditivo largo podem usar esse tipo de aparelho, é o menor e mais invisível aparelho auditivo, tem uma pequena extensão fora do conduto. Consegue atender pessoas com perda auditiva de grau leve a moderado.
2- Intracanal (ITC)
Esse aparelho é posicionado no canal auditivo e possui um controle de volume ou um botão de controle, é levemente visível. Consegue atender pessoas com perda auditiva leve e moderada severa.
3- Intra Auricular (ITE)
Esse tipo preenche a concha da orelha por inteira. É um aparelho potente e junto há um botão de controle manual. Mais utilizado para atender pessoas com perda de auditiva severa.
4- Retroauricular (BTE)
Esse é o mais potente dos aparelhos auditivos, apresenta mais recursos que os demais. Posicionada atrás da orelha, transmitindo um som até próximo ao tímpano. Consegue atender pessoas com perda auditiva leve a profunda.
5- Receptor no canal (RIC)
Esses aparelhos são miniaturas de retroauricular e são os mais modernos. Adaptação aberta significa que o seu canal não está totalmente tapado e o som natural consegue penetrar no seu ouvido. Esses modelos de aparelhos auditivos são oferecidos em diversos formatos e cores. Não são personalizados, mas estão disponíveis em tamanhos diferentes de acordo ao tamanho do seu ouvido. Consegue atender pessoas com perda auditiva leve a moderada severa.
Os aparelhos internos têm um custo mais elevado, entretanto, a escolha entre estes modelos é feita de acordo com as necessidades de cada pessoa. Para o seu uso, é indicado fazer um treinamento de reabilitação auditiva com o fonoaudiólogo, para permitir uma melhor adaptação e, além disso, o médico pode indicar um período de teste domiciliar para saber se há ou não adaptação.
COMO FAZER A MANUTENÇÃO DO APARELHO AUDITIVO
O aparelho auditivo deve ser manipulado com cuidado, pois é um dispositivo frágil, que pode avariar facilmente e, por isso, é importante retirar o aparelho sempre que for tomar banho, praticar exercícios físicos ou dormir.
Além disso, é importante levar o aparelho na loja de aparelhos auditivos, pelo menos 2 vezes ao ano, para fazer manutenção e sempre que não estiver a funcionar corretamente.
Como limpar
Para limpar o aparelho retroauricular, deve-se:
1. Desligar o aparelho no botão de ligar-desligar ou on-off e separar a parte eletrônica da parte de plástico, segurando apenas o molde de plástico;
2. Limpar o molde de plástico, com uma pequena quantidade de spray audioclear ou passar o lenço umedecido de limpeza;
3. Esperar 2 a 3 minutos para deixar o produto atuar;
4. Remover o excesso de umidade do tubo de plástico do aparelho com uma bombinha específica que aspira o líquido;
5. Limpar o aparelho com um pano de algodão, como o paninho de limpar óculos, para secar bem.
Este procedimento deve ser feito pelo uma vez por mês e todas as vezes que o paciente sente que não está a ouvir tão bem, pois o tubo do aparelho pode estar sujo com cera.
Já a limpeza do aparelho intracanal é feito é feita com a passagem de um pano macio na sua superfície, enquanto que para limpar a saída de som, a abertura de microfone e o canal de ventilação deve-se usar os utensílios de limpeza fornecidos, como pequenas escovas e filtros de cera.
Como mudar a bateria
Geralmente, as baterias duram 3 a 15 dias, porém, a troca depende da marca do aparelho e da bateria, e da quantidade de uso diário e, na maioria dos casos, o aparelho auditivo dá a indicação de quando a bateria está fraca, fazendo um sinal sonoro.
Para mudar a bateria, normalmente, é apenas necessário aproximar um ímã magnético para remover a bateria. Depois de tirar a bateria gasta, é necessário encaixar uma bateria nova e carregada para o aparelho funcionar corretamente.
COMO SE ACOSTUMAR COM OS APARELHOS AUDITIVOS?
No início, é normal que os usuários de aparelho auditivo sintam alguns sinais de incomodo, como a sensação de ouvidos tampados, ouvir sua própria voz diferente e alguns apitos. Porém, os usuários de aparelho auditivo irão se acostumar com o tempo.
Veja as 6 dicas para acostumar com os aparelhos auditivos:
• Deve ser persistente no uso e não desistir facilmente, mesmo que o uso cause irritação
• De início, tente usar o aparelho em ambientes mais tranquilos e aos poucos se exponha a ambientes mais barulhentos.
• Caso tenha sons que estejam incomodando, contate seu fornecendo para que possam ajustar seu aparelho e que produza um melhor som
• Converse com especialistas para compartilhar suas experiências, o primeiro uso pode fazer parte do processo psicológico
• Fale com outras pessoas que também usam aparelhos auditivos, a experiência de outras pessoas pode ser útil
• Lembre-se dos ambientes que o aparelho foi mais útil
Depois que acostumar com os aparelhos auditivos, os usuários de aparelho auditivo podem ter algumas diferenças em relação aos não usuários:
• Na vida social, atividades em grupo e até em relacionamento familiar.
• Facilidade na comunicação resultando na melhora da autoestima.
• O aparelho auditivo ajuda a diminuir o sentimento autodestrutivo causado pelos danos da perda auditiva.
• Usuários de aparelhos auditivos são mais empenhados em atividades sociais
• Aparelhos auditivos podem melhorar o emocional das pessoas, por terem um melhor relacionamento com familiares e terem uma visão mais positiva.
Contatar um especialista é fundamental, ele poderá dar algumas dicas e conselhos para que o aparelho auditivo possa trazer benefícios.

 

 

cic-micro-canalaparelho-auditivo_25281_ltipos de aparelhos bte-retroauricularite-intraauricularric-receptor-canalitc-intracanal