A ESCRITA E OS APARELHOS ELETRÔNICOS

23 de maio de 2018 by

A ESCRITA E OS APARELHOS ELETRÔNICOS

Hoje em dia é cada vez mais comum observarmos nas crianças dificuldades para segurar lápis devido ao uso excessivo de tecnologia.

É importante lembrar que para poder segurar um lápis e movê-lo corretamente é necessário um forte controle sobre os movimentos finos dos dedos e com o uso de aparelhos eletrônicos, especialmente os sensíveis ao toque, quando utilizados exageradamente podem fazer com que os músculos dos dedos não se desenvolvam o suficiente para permitir que as crianças segurem o lápis corretamente, podendo ocorrer desta forma alguns atrasos no desenvolvimento da caligrafia.

Para contornar o problema, é recomendado que as crianças façam mais atividades manuais, como recortar, rabiscar, colar, brincar com blocos, entre outros.

Além de prejudicar a caligrafia, o uso excessivo de tecnologia pode trazer outros problemas, como dores musculares, nas articulações, má postura, dores de cabeça, alteração visual e do sono. As crianças ainda podem apresentar sintomas de ansiedade, irritabilidade, agressividade, queda no desempenho escolar e isolamento.tv-computador-crianca-20132910-original2 criancaparelho